por Gustavo Martins - Especialista em Casa.
Muita gente acha que o fogão industrial só serve para cozinhas grandes e é utilizado apenas em restaurantes. Mas, não se engane: as vantagens do fogão industrial são muitas e você pode instalá-lo na sua casa.
O principal benefício do fogão industrial para o fogão convencional é a rapidez do cozimento. As chamas são muito potentes e, dessa forma, as receitas são preparadas com muito mais agilidade, dando tempo para caprichar na preparação do prato sem se preocupar com o tempo gasto no fogão.
Outro ponto positivo é a durabilidade. Por ser fabricado com estrutura rígida de ferro e aço, os fogões industriais duram muito mais tempo do que os convencionais, sendo indicados inclusive para residências de veraneio, principalmente se o fogão for colocado em varandas ou áreas externas.
Quantas bocas o modelo deve ter? O fogão industrial 2 bocas é o modelo mais comum, mas você pode encontrar uma variedade de fogões industriais, como um modelo com 4 queimadores e até um fogão industrial 6 bocas. A maioria vem preparada para gás de rua, sendo necessária a conversão para gás de cozinha, se for o caso.
Uma das principais desvantagens do fogão industrial é que a maioria dos modelos não possui forno. Então, caso você utilize muito o forno, vale ficar atento a esse detalhe na hora da compra e investir em um modelo que possua tal compartimento.
Outro ponto que vale citar é o design bem simples encontrado em um fogão industrial. Ele é indicado para uso constante. Sendo assim, para quem não cozinha muito e possui família pequena, é desnecessária a aquisição de um fogão industrial.
Agora, para quem cozinha bastante, faz receitas sob encomenda e/ou tem família grande que não dispensa uma receita caseira, o fogão industrial é muito bem recomendado, e pode surpreender você que só conhecia o fogão convencional.